quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PRAs - Práticas Revolucionárias Ambientais


O que fazer com o lixo que produzimos? Diminuir a produção ou descartá-lo corretamente?

A ideia do projeto surgiu com as seguintes inquietações: O que fazemos com o lixo que produzimos? Diminuir a produção, ou descartá-lo corretamente?
Além das informações coletadas por meio de livros, revistas, sites, vídeos e entrevistas, a equipe levou em consideração as soluções já existentes sobre a questão dos caminhos do lixo, e descobrimos que existe: a conscientização, aterros sanitários, sacolas e vasilhames retornáveis, reciclagem de diferentes tipos de lixo, coleta seletiva, artesanatos feitos com “lixo”, decorações, reaproveitamento, cooperativas de reciclagem e redirecionamento, máquinas que selecionam e transformam o lixo em outros produtos (tecnologias avançadas). Lixo que se torna renda econômica, tecidos, estruturas residenciais, mundo pet, transformação do lixo em energia.
Concluímos que existe conscientização, porém a ausência de práticas para mudar essa situação ainda é visível.
Através disso a equipe propõe ações que mesclem aulas práticas, teóricas e híbridas (novas tecnologias da comunicação e informação). Estas ações denominadas PRAs (Práticas Revolucionárias Ambientais), terão como objetivo maior produzir receitas de como se relacionar sustentavelmente e eticamente com o ambiente, adotando práticas simples como, por exemplo, reduzir a produção de lixo, separar corretamente para reciclar, colocar o lixo  no lugar, horário e dia correto para ser coletado, haja vista que inúmeros caminhos para o destino final do lixo. Porém, ainda não conseguimos sequer fazer o que minimamente nos compete, como por exemplo depositar o lixo no lugar adequado e assumir novas responsabilidades. Portanto, o PRAs tem o objetivo de produzir metodologias para serem treinadas (aprender fazendo) até o ponto de serem incorporadas. Neste sentido, entrelaçamos informações de diferentes locais, receitas, oficinas, experimentos, palestras, orientações e a produção de um livro que repertorie essas ações. O PRAs ainda terá um espaço na emissora de rádio local, para semanalmente levar ações bem sucedidas, doar informações e métodos  de como evitar a destruição ou poluição ambiental, a partir do reduzir, reaproveitar, redirecionar e responsabilizar-se pelo melhor destino do lixo. Este projeto tem como foco, preferencialmente, as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que estão em formação e poderão incorporar mais rapidamente ações  de respeito ao meio ambiente e sustentabilidade.
 “Conscientizar é um estágio que está sendo vencido. O que não se pode permitir é que não saiamos da conscientização para a Prática. Existem inúmeras teorias e modelos inovadores para o destino final dos diferentes tipos de lixo. O que falta, é a Prática consciente, constante, responsável e transformadora. A teoria é bela.. O falar, ´encantador. Mas, sem Práticas não existem mudanças.”
Para mudar precisamos treinar, Praticar.

POR QUE NOSSO PROJETO É INOVADOR?

Metodologia que utiliza aportes práticos, pedagogia híbrida, formação de lideranças. Visa treinar as habilidades e competências socioambientais, propostas por Gardner. O PRAs ultrapassará os muros da escola, estendendo suas práticas para a comunidade por meio de  programas de rádio e jornais municipais. Utilizará um livro com receitas e metodologias para incorporação de valores socioambientais. Estará em constante pesquisa, aprimoramento, atualização e aplicação. Auxiliará professores e estudantes.

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