Equipe
de Robótica
BIOTECH
SESI
Barra Bonita
CURRÍCULO
INOVADOR
Trata-se de uma nova forma
de estruturar a construção do conhecimento. O currículo Inovador traz em seu
bojo o conjunto das disciplinas tradicionais – Português, Inglês, Arte,
Educação Física, História, Geografia, Química, Física, Filosofia, Sociologia,
Inglês, Espanhol –, mas propõe disciplinas inovadoras, capazes de atender às
necessidades do cidadão do futuro, em prol de uma sociedade que caminha rumo ao
aprimoramento científico e tecnológico. Dominar o conhecimento científico, sem
perder a essência humana. Para tanto, “Ética da terra”, “Amor”, “Pedagogia Híbrida”,
são algumas disciplinas propostas, que fazem apontamentos para a necessidade de construção de uma sociedade
justa, ética e sustentável. Requalificar as relações humanas, tratando o
planeta como uma extensão do próprio ser humano. Eis o propósito maior do
Currículo Inovador.
Aulas de inquietação:
Muitas pessoas
gostariam de saber, por exemplo, sobre informática, mas antes é necessário saber que
tipo de máquina nós utilizamos. Portanto, antes de começar as aulas no
computador, desmontaremos o aparelho, para que os alunos saibam o que existe
dentro da máquina que eles utilizam no dia-a-dia. Isso causará certa
inquietação nos alunos e servirá para se aprofundarem realmente na informática
(se esse for o tipo de aparelho escolhido para ser estudado). Também existe um
método que possibilita o contato entre uma e outra sala, via Skype: os alunos
de uma sala irão interagir com outros
alunos de outra sala, cidade, estado é até diferentes países, sobre algum
assunto que as duas estejam tratando igualmente. Exemplo: A professora de Ciências
está ensinando sobre o tema “puberdade” para uma turma e para outra, está
ensinando sobre o tema “sexo e doenças transmissíveis”. Em ambas as salas
teremos computadores e as duas turmas irão discutir o assunto pelo Skype.
Resgate do ser
humano:
Nessa matéria nós vamos inserir o resgate da essência do ser humano, e também resgatar o amor que foi perdido durante a
evolução do mesmo, pois a tecnologia e a ambição que nós temos em sempre querer
mais nos afastaram dos bons valores e exemplos que antes tínhamos. Nessas aulas
serão inseridas dinâmicas que incentivarão nossos sentimentos: amor, afeto,
carinho, união, espirito cooperativo etc. Os alunos que foram retidos terão
uma atenção especial, bem como alunos com dificuldade ou com deficiências tanto físicas e psicológicas ou que
não conseguem se incluir socialmente. Essas aulas auxiliarão a união entre
alunos de qualquer classe social ou de outros segmentos, também irão aprender a
respeitar os direitos e as diferenças dos colegas tanto na sala de aula como
fora dela. Afinal, ”não haverá mundo melhor, se não houver ser humano melhor.”
O objetivo maior da
equipe é aprimorar o aprendizado e o convívio entre os alunos, tanto na escola
como fora dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário